quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mapa Mudo Político da Ásia


Roteiro para realização de atividade com o mapa mudo do continente asiático:

1- Imprimir o mapa.

2- Identificar e numerar no mapa todos os países que compõem o continente asiático.

3- Dividir e pintar o mapa de acordo com a divisão regional estudada.

4- Criar uma legenda em cores (em ordem alfabética), obedecendo fielmente ao critério de regionalização estipulado, indicando os números correspondentes de cada país identificado, seus respectivos nomes e capitais.

5- As regiões asiáticas devem ser representadas da seguinte maneira: Oriente Médio, amarelo; Subcontinente indostânico, rosa; Sudeste Asiático, laranja; Extremo Oriente, verde; Centro-Norte, vermelho.

Sugestão de um visitante:


Oriente Médio, amarelo; Ásia meridional ou Sul da Ásia, rosa; Sudeste Asiático, laranja; Extremo Oriente, verde; Ásia Centro-Norte (Setentrional) ou Países da ex-União Soviética, vermelho.

13 comentários:

  1. Como vc, eu tb sou louca pela minha família, por geografia e amo o Mengão. Obrigada por disponibilizar este mapa. Um abraço, Lilian.

    ResponderExcluir
  2. resposta mais sem graça
    aff´s

    ResponderExcluir
  3. Paloma Adrade da Silva3 de maio de 2010 10:31

    bom na verdade eu gostaria de ter achado as cidades e capitais da asia e entaum por causa disso esse site não me ajudou muito no que eu gostaria de ter feito.
    o site é legal mostra de tudo um pouco e tem uma frases que tem numeros e é o que eu preciso mais não dá pra clicar nessa frase para mim imprimir no meu computador.
    se voces quizerem me responder
    mande no meu imail: PA.LO.MA.GA.TA@HOTMAIL.COM
    estou grata....

    ResponderExcluir
  4. De onde você pesquisou essa divisão regional da Ásia? Qual a referência e os critérios adotados para se chegar a essa regionalização do continente?
    Mara

    ResponderExcluir
  5. Mara,

    Pelo teor do seu questionamento, como você bem deve saber, a regionalização do espaço geográfico pode ser feita de diferentes formas, usando critérios específicos para este fim, como a localização geográfica ou de ordem socioeconômica, só para citar esses exemplos.

    No caso da postagem acima, correspondente a uma atividade para a 8ª série sobre a Ásia, me baseei exclusivamente no livro didático por nós adotado até então (agora não é mais o mesmo). O livro em questão é o "Construindo o Espaço", de Igor Moreira e Elizabeth Auricchio, da Editora Ática, onde são divididas e descritas essas cinco grandes regiões, respeitando a grande extensão territorial e também a diversidade inerente a este continente.

    Espero que suas indagações tenham sido por mim satisfeitas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela iniciativa. Pena que não localizei estas informações antes. Alguns anos já trabalho com geografia de séries finais. Para poder ter um mapa em branco fiz cópia de um preenchido, passeio todo numa matriz e rodei a matriz. Coisa que os jovens hj não sabe o que é nem o trabalho que dá para fazer.
      Deixo minha contribuição para facilitar a nomenclatura regional do continente, mais utilizada por quase todos os livros de geografia. - As regiões asiáticas devem ser representadas da seguinte maneira:Oriente Médio, amarelo; Ásia meridional ou Sul da Ásia, rosa; Sudeste Asiático, laranja; Extremo Oriente, verde; Ásia Centro-Norte(Setentrional) ou Países da ex-União Soviética, vermelho.

      Excluir
    2. Vou acrescentar suas informações ao conteúdo da postagem. Pena que no comentário você não se identificou, assim poderia lhe conferir os devidos créditos. Obrigado!

      Excluir
  6. esse sit nao me ajudou muito por causa que eu queria tudo pronto ja pintado,com legenda eo nome de cada regiao,mesmo assim valeu.

    ResponderExcluir
  7. Olá colega... sou professor de geografia... e gostaria de saber de onde vocÇe consegue os mapas? - se possivel a resposta...valews...
    P.s caso alguém também saiba de onde eu consigo mapas em branco para dar aos alunos.
    alvured7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Caro Álvaro,

    Os mapas eu consigo nas minhas andanças pela internet mesmo.

    A dica é fazer a busca em inglês. Aí fica muito mais fácil de encontrar o que você quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste endereço se clicar em mapas terá acesso a vários deles em branco: http://www.jnv.net.br/carlos/PORTAL0.HTML

      Excluir
  9. Antônio Carlos,

    Agradeço por disponibilizar o link para facilitar o acesso aos mapas.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, seu site me ajudou muito no meu trabalho ^^

    ResponderExcluir